top of page
Foto do escritorFran Mateus

O Homem que Mudou o Jogo com Estatística e Visão de Negócio



Assista esse filme para entender como o gerente geral do clube de beisebol americano Oaklands Athletics virou o jogo fazendo uso inteligente de análise de dados.

 

Inspirado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis, o filme O Homem Que Mudou o Jogo (2011, Moneyball) mostra como Billy Beane (Brad Pitt), o gerente geral do clube de beisebol californiano Oaklands A's, conseguiu avançar no campeonato americano de 2002, sem dinheiro para contratar pesos-pesados do esporte, mas apresentando, em campo, jogadores talentosos que foram subestimados pelos olheiros experientes da época e, consequentemente, pelos grandes clubes da Liga Americana.


Billy Beane conseguiu o seu grande feito quando abriu a mente para as ideias não convencionais de Peter Brand (Jonah Hill), um economista recém-formado pela Universidade Yale, que fazia análises estatísticas de dados esportivos para avaliar jogadores de beisebol de acordo com os resultados deles (e não pela popularidade pessoal ou do time ao qual pertenciam). Sem dinheiro em caixa e precisando substituir os jogadores que deixaram o Oaklands A's, Billy abriu mão do pensamento tradicional, e muitas vezes, enviesado, dos olheiros do seu clube para montar, baseado em fatos, um grupo competente e que pudesse bancar financeiramente.


Depois de contratar os profissionais e colocá-los para treinar, Billy ainda teve que defender a informação de Peter, de que o time iria perder 17 jogos antes de começar a ganhar, para o dono do clube. O homem não gostou do que ouviu, mas decidiu apostar no seu gerente-geral. O resultado foi que o investimento deles valeu a pena e o criticado Oaklands A's não só começou a vencer partidas como fez isso 20 vezes consecutivas, chamando a atenção de todos no mundo do esporte: torcidas, mídia, críticos e donos de outros clubes esportivos.


Não foi a toa que essa história real e impressionante ganhou um filme encabeçado por Brad Pitt. No elenco ainda constam Robin Wright como Sharon, a ex-esposa de Beane; Phillip Seymour Hoffman como o técnico Art Howe; e Chris Pratt como Scott Hatteberg, um jogador que teve que se reinventar e acabou sendo decisivo para o time.


Moneyball, ciência de dados e pensamento lógico


O Homem Que Mudou o Jogo é um excelente ponto de partida para você que gosta de ciência de dados ou que quer apenas entender um pouco desse assunto tão relevante.


Ciência de Dados envolve a combinação de estatística e matemática com programação de computador e visão de negócio para o tratamento, a análise e a modelagem de dados de todos os tipos: números, textos, emojis, voz, fotos, vídeos, e muitos outros. Ou, no jargão técnico, dados estruturados, semi e não estruturados. E o resultado desse mix tem como objetivo gerar insigths que ajudem empresas de todos os portes e indústrias (no caso do filme, um clube esportivo) a solucionarem, de forma estratégica e lógica, os problemas de seus negócios e a obterem algum tipo de sucesso: vantagens competitivas, reduções de custos, aumentos nas receitas de vendas, melhorias nos processos, contratações assertivas ou o que quer que seja que ela esteja buscando atingir.


No filme, um bom exercício para você fazer é observar como Peter Brand pensou, analisou e apresentou seus estudos estatísticos e predições a Billy e a forma como essas foram implementadas. O experiente Billy tanto apostou nos estudos do jovem economista como usou o seu próprio conhecimento em negociação para fazer articulações estratégicas, conseguindo resultados tão bons que outros clubes passaram a utilizar os seus métodos como suporte para as tomadas de decisões futuras.


Muita coisa evoluiu no território da ciência de dados desde 2002, quando essa história aconteceu, mas a essência da mensagem do filme continua firme e forte até hoje: o uso de raciocínio lógico combinado com visão estratégica e coragem de mudar o que não está dando certo são habilidades necessárias no processo de tomada de decisões relevantes para qualquer negócio.


Finalizando, a minha dica para você é, se ainda não viu esse filme, faça isso. Assisti-lo será divertido, emocionante e muito instrutivo.


Comments


bottom of page