top of page
Foto do escritorFran Mateus

Dicas de carreira do livro "Mulheres Ousadas Chegam Mais Longe"

Atualizado: 5 de jan.



Mulheres ousadas chegam mais longe (Editora Gente), de autoria da Dra. Lois P. Frankel, é um dos livros mais interessantes sobre carreira dedicado ao público feminino. Ele apresenta testes para o nosso auto-conhecimento, depoimentos de mulheres que superaram problemas profissionais que estavam sabotando o sucesso delas e 101 dicas de como podemos agir se ser bem-sucedida na carreira é um objetivo que faz parte da nossa lista de conquistas. Por isso, quando terminei a sua leitura, fiz um resumo do que achei mais interessante para compartilhar neste espaço. Confira.


  1. O ambiente de trabalho é um jogo. Faça uma lista das regras do jogo de seu ambiente de trabalho. Aprenda a jogar xadrez para desenvolver o raciocínio estratégico.

  2. Jogue dentro dos limites, mas permita-se correr alguns riscos.

  3. Não trabalhe demais. Permita-se investir 5% do seu horário de trabalho para cultivar bons relacionamentos.

  4. Determine tarefas a cumprir logo no início do dia. Além disso, estabeleça um limite para as horas de trabalho e mantenha-se fiel a ele.

  5. Não faça o trabalho dos outros. As promoções são dadas a quem apresenta o trabalho pronto e não necessariamente a quem o executa.

  6. Se você trabalhar sem parar, causará a impressão de nervosismo e ineficiência. Adote o hábito de fazer pausas relaxantes a cada 90 minutos de trabalho.

  7. Não espere receber o que lhe é devido – peça.

  8. A noção de oportunidade é tudo na vida, portanto, para seu bem, cultive a sua.

  9. Política faz parte da vida. É preciso desenvolver boas relações todos os dias com todos os tipos de pessoas. Atue nas situações políticas de forma tal que os outros a considerem a solução do problema, e não o problema.

  10. O local de trabalho não é uma tribuna. Não faça uso dele para defender as suas causas.

  11. Guarde distância dos tolos e não se sinta culpada por isso.

  12. Aprenda a discordar sem ser desagradável. Isso será fácil se você realmente ouvir o que a outra pessoa diz e só depois der a sua opinião.

  13. Entenda as necessidades de seu eleitorado para poder agregar valor. Há mais de uma forma de fazer as coisas. Preocupe-se mais em fazer a coisa certa do que em fazer as coisas corretamente. Mudar de ideia diante da evidência dos fatos não é sinal de fraqueza.

  14. Quando encontrar resistência, evite a ansiedade e não insista em “vender” as suas ideias. Em vez disso, considere a resistência um sinal de que é melhor mudar de tática e ouvir a opinião de outras pessoas.

  15. O sucesso no mundo dos negócios depende de sua habilidade de conhecer seu papel e a maneira de representá-lo. Nós somos avaliadas segundo nossa competência para compreender as nuances do que significa representar profissionalmente.

  16. Você consegue as coisas nas quais concentra seus esforços e suas energias.

  17. Se você está ganhando pouco, faça uma pesquisa dos níveis salariais relativos ao seu cargo.

  18. Comece um clube feminino de investimentos ou associe-se a um em funcionamento.

  19. Use as técnicas de ouvir e demonstrar seus sentimentos como tentativa de acalmar um briguento. Mude o foco da discussão, prestando atenção no que a pessoa diz e perguntando a ela o que gostaria de fazer.

  20. Evite a tendência de pedir desculpas. Se as desculpas forem apropriadas, você sempre poderá apresentá-las depois. Pedir desculpas a um briguento só alimenta a fogueira e reforça a ideia de que você é uma de suas vítimas.

  21. Seja financeiramente segura. Sem estabilidade financeira, é provável que você tome atitudes e decisões contrárias a seus interesses profissionais.

  22. Não confunda ajudar com ser usada. Se você trabalhar mais que todos os membros de sua equipe, isso significa que está sendo usada.

  23. Administre as expectativas das pessoas a seu respeito e evite fazer milagres. Isso faz com que essas expectativas aumentem ainda mais. É preciso ser realista no estabelecimento de hábitos de trabalho, como estabelecer metas diárias realistas – e você não tem de tornar-se uma supermulher para provar que é eficiente.

  24. Quando for encarregada de um projeto ou de uma tarefa, evite a tendência de começar a fazer logo as coisas. Antes da execução, reflita, planeje, identifique recursos e assim por diante.

  25. Não tente reinventar a roda. Se você tem uma tarefa a cumprir, isso significa que outras pessoas executaram uma tarefa igual antes de você. Procure essas pessoas e peça a orientação delas.

  26. Não limite suas possibilidades. É importante pensar fora dos estreitos limites impostos pelos outros. Se você viver dentro desses limites, jamais conhecerá a amplitude de seus potenciais – nem as outras pessoas poderão conhecê-los.

  27. Expanda conscientemente suas possibilidades analisando as escolhas que você fez ou vier a fazer diante de cada chance de mudança.

  28. Tenha cuidado com a voz interior que lhe diz coisas negativas, como “eu jamais conseguirei fazer isso ou aquilo”.

  29. Evite a tendência de desconsiderar as escolhas menos convencionais. Antes de tomar uma decisão, reflita com cuidado sobre todas as possibilidades, pois há o risco de descartar justamente aquela que é melhor para você.

  30. Leia biografias de mulheres bem-sucedidas e aprenda com elas a expandir suas possibilidades.

  31. Pense duas vezes antes de cancelar um compromisso pessoal por estar atolada de trabalho. Cultive interesses e hobbies fora da empresa.

  32. Não permita que as pessoas façam você perder tempo. Se alguém fizer você esperar mais de 20 ou 30 minutos para atendê-la mesmo quando houver um compromisso marcado, vá embora. Isso abrange almoço de negócios, consultas médicas e encontro com amigos.

  33. Sucesso gera sucesso. “Você ganha coragem e confiança quando faz as coisas que acredita não ser capaz de fazer” (Eleanor Roosevelt).

  34. Mesmo que as circunstâncias a impeçam de realizar de imediato seus maiores objetivos profissionais, você deve permanecer envolvida e atualizada em relação a sua área de interesse.

  35. Pense na importância de um diploma universitário não apenas para sua carreira como também em termos de autoconfiança.

  36. Estabeleça um plano de relacionamento com as pessoas que têm influência efetiva sobre o seu trabalho.

  37. Filie-se e participe ativamente de uma entidade de classe.

  38. Concentre-se nas soluções e não nos problemas. Se você afundar num mar de negativismo, não poderá enxergar as soluções mais óbvias.

  39. Contente-se com 80% de perfeição. A diferença não será notada pela maioria das pessoas, mas lhe dará tempo para cuidar de outras tarefas importantes.

  40. Pergunte a si mesma todos os dias: estou usando bem o meu tempo?

  41. As marcas conquistaram renome em consequência de dois fatores: qualidade permanente e marketing.

  42. Você deve olhar o ambiente de trabalho como se fosse o mercado. E nesse mercado, o produto é você. É possível criar sua marca identificando, em primeiro lugar, o que distingue você de seus colegas de trabalho e depois fazendo o marketing dessa distinção, como ocorre com as marcas recém-lançadas.

  43. Fora da vista, fora da mente, fora do mercado.

  44. Faça uma lista dos aspectos de seu trabalho que lhe trazem mais satisfação. Se você se concentrar nelas primeiro, será mais fácil manter a direção certa. Em seguida, relacione esses comportamentos a seus três maiores pontos fortes. Pense nas várias maneiras pelas quais essas características podem diferenciar você de seus colegas.

  45. O conhecimento dos motivos pelos quais sua empresa precisa de você é indispensável para estabelecer sua marca pessoal e desenvolvê-la.

  46. Aprimore a frase que define sua marca pessoal. Ela deve ser breve e não ter palavras depreciativas, como um reflexo dos seus pontos fortes. Por exemplo: Sou consultora de ciência de dados de uma empresa de consultoria global do ramo de tecnologia. Minha função é liderar projetos focados na análise de grandes volumes de dados e desenvolver modelos preditivos que solucionem os principais problemas de clientes B2B de diversas indústrias.

  47. Procure orientar as suas realizações utilizando o modelo PAR: Problema, Ação, Resultado.

  48. Não use apenas o seu apelido ou primeiro nome. O nome completo, bem pronunciado, abre caminho para a idade adulta. Você será mais respeitada se não usar seu apelido para fins profissionais.

Lois P. Frankel também escreveu outro livro excelente para o público feminino: Mulheres Boazinhas Não Enriquecem. Li e também recomendo a sua leitura.

 

Comments


bottom of page