top of page
Foto do escritorFran Mateus

Livro "A vida começa a cada dia"

Atualizado: 2 de jan.

Anne Igartiburu elaborou o seu livro com uma reflexão para cada dia do ano.

Com 366 reflexões diárias, acompanhadas de convites para a ação, o livro A vida começa a cada dia (Faro Editorial, 2023) foi idealizado e escrito pela apresentadora espanhola Anne Igartiburu e trata-se de um daqueles achados literários, focados em desenvolvimento pessoal e repleto de dicas valiosas.


Eu tive acesso a este livro em meados do ano passado. Depois de ler alguns dos seus capítulos e adorar o seu conteúdo e formato de 1 reflexão por página, eu decidi fazer dele a minha companhia diária durante esse ano de 2025, começando a partir de hoje e, somente, 1 capítulo por dia. Quero ler cada tópico, refletir sobre ele e parar para fazer os exercícios propostos no mesmo dia, sem procrastinação.


Hoje, eu li a reflexão de nº 1 intitulada Tudo começa hoje. O interessante foi que, através do exercício proposto, eu acabei me recordando de alguns sonhos que eu gostaria de realizar em algum momento futuro, mas que tinha esquecido por causa do fluxo corrido da minha vida. Acabou que alguns deles, os que acho que ainda valem a pena, voltaram para a minha bucket list para serem priorizados.


Como cada capítulo de A vida começa a cada dia é independente, eu ainda estou pensado se seguirei o fluxo apresentado pela escritora; se lerei, primeiro, os temas que considero mais relevantes para mim; ou se combino as duas estratégias. Além disso, como 2025 não é um ano bissexto, eu terei que ler 2 capítulos num único dia, o que não será nenhum problema, já que a sua leitura é, realmente, muito prazerosa. O difícil será não querer ler o livro todo de uma única vez.


Ao longo de 2025 até o seu final, quero registrar de que forma esse tipo de leitura pausada, reflexiva e, ao mesmo tempo, ativa (pela execução dos exercícios e aplicação prática dos seus resultados) impactarão o meu dia a dia e, consequentemente, a minha vida. No entanto, não pretendo trazer essas reflexões para este blog. A minha ideia ao escrever este post é a de apresentar essa possibilidade de leitura dinâmica para você, caso ela também te interesse.


Finalizando, gostaria de dizer que o livro de Anne Igartiburu vale a pena ser lido, mesmo que seja no formato tradicional, com muitos capítulos lidos de uma só vez e conclusão da leitura em menos tempo. Acredito que a mensagem dele continuará sendo relevante para qualquer pessoa que deseje investir um pouco do seu tempo em seu próprio desenvolvimento pessoal.


Até o próximo post!

Comments


bottom of page